Pular para o conteúdo

Descobrindo o Bullying

25 de março de 2010


O bullying sempre esteve presente nas escolas. Porém, somente agora, esta ação recebe um nome, cujo significado abrange todas as agressões físicas e verbais. Àquilo a que não se dava tanta atenção, agora está presente nas preocupações primeiras das escolas.

A palavra bullying advém do inglês e significa todas aquela ações, praticadas por pessoas de maior porte físico ou mais abonadas, que causam angústia e medo nas vítimas.

Entretanto, além do meio escolar, o bullying está presente, também, na internet, recebendo o nome de cyberbullying. Este acontece quando um internauta intimida o outro virtualmente, sendo isto um dos maiores riscos para 16% dos jovens brasileiros que têm acesso à internet, segundo pesquisa divulgada pela ONG Safernet.

Antigamente (leia-se cinco anos atrás), o bullying não era motivo para maiores preocupações nas escolas, porque se desconhecia os efeitos ulteriores deste. No entanto, a partir do momento em que houve a tomada de consciência, as escolas passaram a desempenhar um importante papel na luta contra aquilo que não é nada mais do que uma tentativa de mostrar-se superior aos outros, ou simplesmente com finalidade depreciativa.

Portanto, a partir do momento em que se tem consciência do problema, é possível enfrentá-lo, seja através de atividades educativas ou por meio de punições.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: